FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA

Graduação - Filosofia Licenciatura

A estrutura curricular da Licenciatura é em parte diferente da estrutura curricular do Bacharelado. Não só pela carga horária, mas também pelos conteúdos curriculares e pela presença da dimensão pedagógica específica da Licenciatura. O currículo é divido em quatro núcleos, atendendo as exigências da Resolução CNE/CP 2, de 19 de Fevereiro de 2002. . 1) Núcleo de formação filosófica: esse núcleo compõe a estrutura básica do curso. São 1.730 horas teóricas e práticas; 2) Núcleo de formação em Ciências da Educação: esse núcleo é composto pelas disciplinas pedagógicas básicas: 4 disciplinas, sendo 210 horas teóricas e 60 horas práticas; 3) Núcleo Articulador: esse núcleo é formado por uma disciplina que permite articular o primeiro, o segundo e o quarto núcleo. Sendo 40 horas teóricas e 20 horas práticas. O estágio supervisionado é ligado a este núcleo com 400 horas; 4) Núcleo Complementar: referente a carga complementar (no mínimo de 200 horas) de atividades formativas e Tutoria que perfaz um total de 180 horas de atividades práticas.

I- Núcleo de formação filosófica:

1. O aluno deve cursar um total de 26 disciplinas.

1.1. Das 26 disciplinas, uma é de formação religioso-teológica (Ciências da Religião), sendo 90 (noventa) hs teóricas (de natureza científico-cultural); outras duas de formação na área de pesquisa (Pesquisa Filosófica I e II) voltadas, no caso do aluno de Licenciatura, para sua formação pedagógica, sendo 90 (noventa) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 30 (trinta) hs práticas (componentes curriculares); outras duas na área de Ciências Humanas: Sociologia e Antropologia Cultural, sendo 60 (sessenta) hs cada, o que equivale a 120 hs Teóricas (de natureza científico-cultural). Perfazendo um total de 300 (trezentas) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 30 (trinta) hs práticas (componentes curriculares).

2. As 20 disciplinas restantes são estritamente filosóficas. São elas:

• Área de Filosofia e sua História: 390 (trezentos e noventa) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 60 (sessenta) hs práticas (componentes curriculares).

Disciplinas:

História da Filosofia Antiga – 75 horas teóricas e 10 horas práticas. História da Filosofia Medieval – 75 horas teóricas e 10 horas práticas História da Filosofia Moderna I – 60 horas teóricas e 10 horas práticas História da Filosofia Moderna II – 60 horas teóricas e 10 horas práticas

História da Filosofia Contemporânea I – 60 horas teóricas e 10 horas práticas. História da Filosofia Contemporânea II – 60 horas teóricas e 10 horas práticas.

• Área de Lógica, Hermenêutica e Filosofia da Linguagem: 180 (cento e oitenta) hs teóricas (de natureza científico-cultural) 10 (dez) hs práticas (componentes curriculares).

Disciplinas:

Hermenêutica – 60 horas teóricas e 10 horas práticas

Filosofia da Linguagem – 60 horas teóricas. Lógica – 60 horas teóricas.

• Área do Transcendente e do Transcendental: 120 (cento e vinte) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 20 (vinte) hs práticas (componentes curriculares).

Disciplinas:

Metafísica I – 60 horas teóricas e 10 horas práticas

Metafísica II – 60 horas teóricas e 10 horas práticas..

• Área de Cosmologia e Filosofia da Ciência: 210 (duzentas e dez) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 20 (vinte) hs práticas (componentes curriculares).

Disciplinas:

Cosmologia I – 45 horas teóricas. Cosmologia II – 45 horas teóricas.

Filosofia da Ciência – 60 horas teóricas e 10 horas práticas. Teoria do Conhecimento – 60 horas teóricas e 10 horas práticas.

• Área de Ética e Filosofia Política: 240 (duzentos e quarenta) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 20 (vinte) hs práticas (componentes curriculares).

Disciplinas:

Ética I – 60 horas teóricas e 10 horas práticas. Ética II – 60 horas teóricas.

Filosofia Política I – 60 horas teóricas e 10 horas práticas. Filosofia Política II – 60 horas teóricas.

• Área de Estética: 120 (cento e vinte) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e

10 (dez) hs práticas (componentes curriculares).

Disciplinas:

Estética I – 60 horas teóricas e 10 horas práticas

Estética II – 60 horas teóricas.

II - Núcleo de Formação nas Ciências da Educação

1. Disciplinas obrigatórias: o aluno deve cursar 4 (quatro) disciplinas. A carga horária de cada uma delas é:

• Psicologia da Educação: 4 (quatro) horas semanais, sendo 60 (sessenta) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 10 (dez) hs práticas (componentes

curriculares).

• Didática: 4 (quatro) hs semanais, sendo 60 (sessenta) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 10 (dez) hs práticas (componentes curriculares).

• Política Educacional e Gestão Escolar: 4 (quatro) hs semanais, sendo 60 (sessenta) hs teóricas (de natureza científico-cultural) e 10 (dez) hs práticas (componentes curriculares).

• Libras: 4 hs semanais, sendo 30 (trinta) hs teóricas e 30 (trinta) hs práticas.

Essas 4 disciplinas perfazem um total de 210 hs teóricas (de natureza científico-

cultural) e 60 hs práticas (componentes curriculares).

III - Núcleo Articulador

• Metodologia do Ensino de Filosofia: 4 (quatro) hs semanais, 40(quarenta) hs teóricas e 20 práticas.

Essa disciplina oferece o suporte necessário, além das disciplinas do Núcleo de Formação nas Ciências da Educação, para a realização dos Estágios.

1. O Estágio será desenvolvido de modo a atender a 6 (seis) modalidades:

• Estágio de Observação com 60 (sessenta) hs. Este está articulado com as disciplinas de Didática, oferecida no 1º semestre do 3º ano, e a de Prática de Ensino, oferecida no 2º semestre do 3º ano. Assim, o aluno deve desenvolver 30 (trinta) horas de Estagio de Observação no 1º semestre do 3º ano e as outras 30 (trinta) no último semestre;

• Estágio de Participação com 20 (vinte) hs. Este está articulado com as disciplinas de Metodologia do Ensino de Filosofia, oferecida no 2º semestre do 3º ano, e a de Prática de Ensino, também oferecida no 2º semestre do 3º ano. Assim, o aluno deve desenvolver 20 (vinte) horas no 2º semestre do 3º ano.

• Estágio de Dinâmica Escolar com 20 (vinte) hs. Este estágio está articulado com as disciplinas de Política Educacional e Gestão Escolar, oferecida no 1º semestre do

2º ano e a de Didática, oferecida no 1º semestre do 3º ano. Assim, o aluno deve desenvolver 10 (dez) horas no 2º semestre do 2º ano e as outras 10 (dez) no 1º semestre do 3º ano;

• Estágio de Estudo Dirigido com 160 (cento e sessenta) hs. Este estágio está articulado com as disciplinas de Didática, oferecida no 1º semestre do 3º ano, de Metodologia do Ensino de Filosofia e de Prática de Ensino, ambas oferecidas no 2º semestre do 3º ano. Assim, o aluno deve desenvolver 80 (oitenta) horas no 1º semestre do 3º ano e as demais 80 (oitenta) no 2º semestre do 3º ano ;

• Estagio de Participação em Atividades de Formação Docente com 120 (cento e vinte) hs. Este estágio está articulado com as Atividades Complementares;

• Estágio de Regência com 20 hs. Este estágio está articulado com a disciplina de Prática de Ensino, oferecida no 2º semestre do 3º ano. Assim, o aluno deve desenvolver as 20 (vinte) horas no 2º semestre do 3º ano.

Desse modo, o Núcleo Articulador, relativo a atividades de estágio, é composto de

400 (quatrocentas) horas.

Observação: As seis modalidades de Estágios, a justificativas de cada uma delas, bem como o quadro da distribuição das horas de estágios ao longo dos 7 semestre do curso estão especificadas no anexo II.

IV – Núcleo Complementar

Este núcleo é composto de um total de no mínimo 200 (duzentas) horas de“Atividades complementares”. (Vide ANEXO I).

Tutoria: 180 (cento e oitenta) hs de atividades práticas.