FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA

O curso de Teologia da Faculdade João Paulo II tem como missão educar para a fraternidade universal formando uma consciência mais profunda do sentido do ser humano no mundo à luz dos princípios evangélicos e da ética cristã.

O curso de Teologia é um espaço de reflexão, estudo, debates, pesquisas e análise da realidade, com espírito crítico, criativo e responsável, em que se questiona o tipo de indivíduos e de sociedade que se deseja formar. Contempla a busca de alternativas para fazer surgir uma sociedade democrática e mais perfeita, que atenda às aspirações e anseios fundamentais do "homem todo e de todos os homens".

Reconhece e defende o direito universal à educação e à livre escolha do indivíduo quanto ao tipo de educação. Inserido numa sociedade pluralista, o curso de Teologia tem sua identidade própria, fundamentada na concepção cristã do homem, do mundo e de Deus. Afirma o primado do homem sobre as coisas, da ética sobre a técnica, de modo que a ciência e a técnica estejam a serviço do homem.

Oferece um ambiente físico propício às atividades acadêmicas e conta com a colaboração de todos para a sua preservação e melhoria. Acima de tudo, é o ambiente resultante do calor das relações humanas entre os membros da comunidade acadêmica que favorece o bem-estar e o crescimento das pessoas.

Respeitadas as normas e os princípios que orientam a Instituição, a liberdade de expressão e a crítica com responsabilidade, constituem parte integrante do processo de aperfeiçoamento do próprio sistema acadêmico e da formação da consciência crítica.

Todo o exercício de cargos ou funções é um serviço a ser prestado com dedicação à comunidade acadêmica. O curso de Teologia aceita todas as pessoas, sem distinção de raça, gênero e credo, uma vez satisfeitas as exigências legais de ingresso. Reconhece a participação política como um direito de cada cidadão. A ação partidária, no recinto do campus, porém, é incompatível com os objetivos da faculdade.

As diversas formas participativas na comunidade acadêmica se intensificam e aprofundam com o diálogo em todos os níveis e pressupõe a harmonia da atividade de cada um com os demais, a fim de que a ação comum redunde em beneficio da coletividade.

Ao educando, como agente e sujeito de sua própria formação, cabe uma participação e responsabilidade insubstituíveis no processo de aprendizagem e de desenvolvimento de todas as suas potencialidades. O empenho e o esforço pessoal são a garantia principal do êxito.

O Curso pretende interagir com a sociedade, como um sistema aberto, atento aos anseios e necessidades da região e do tempo, visando à promoção humana e à realimentação do processo da formação superior, em contato com a realidade.

Como agente evangelizador do mundo universitário, no tocante aos princípios filosóficos e aos valores morais, o curso de Teologia assume e transmite a doutrina de Cristo segundo a Igreja Católica, contida na Escritura Sagrada e nos documentos eclesiais. O curso de Teologia propõe a todos os seus membros um tríplice compromisso:

1. Um compromisso com a verdade, pelo estudo e atitude de busca constante mediante a pesquisa científica, o desenvolvimento da criatividade, a análise e crítica da realidade, à luz dos princípios cristãos.

2. Um compromisso de vivência profunda da fraternidade revelada no relacionamento interpessoal; no diálogo, como instrumento de compreensão mútua e de superação das dificuldades; na sinceridade e simplicidade no agir; no predomínio do bem comum sobre os interesses individuais; no desenvolvimento do espírito de solidariedade e da cooperação em vez da competição; na sensibilidade às necessidades do outro e pela disponibilidade em servir.

3. Um compromisso com a transcendência, pela atitude de peregrinos na fé, comprometidos com as realidades terrestres, mas sem morada permanente neste mundo, vivendo uma etapa transitória de plena realização humana, na visão da esperança da vida futura.

Pelo cultivo, no seio da comunidade universitária, dos valores expressos neste marco referencial, o curso de Teologia visa à promoção da cultura e à formação integral das pessoas que revelem:

• seriedade e competência profissional, constantemente atualizada mediante a formação permanente;

• atitudes éticas, coerentes com os valores cristãos;

• liderança comprometida com a evangelização da cultura;

• capacidade de percepção da realidade e sensibilidade às necessidades do outro e do bem comum;

• disponibilidade em servir, segundo o espírito evangélico;

• compromisso em criar uma sociedade mais justa e fraterna.

Coerente consigo mesmo o curso de Teologia se dispõe a um processo de permanente auto-avaliação de desempenho, em busca de seu aperfeiçoamento institucional e do cumprimento de seus objetivos.